Varizes e Vasinhos

Varizes e Vasinhos

Veias varicosas são veias superficiais dilatadas e deformadas que geralmente estão localizadas nas panturrilhas ou coxas. As varizes surgem por causa de defeitos nas válvulas que bombeiam o sangue de volta para o coração e fraquezas na estrutura da parede das veias. Como o sangue está sujeito à ação da gravidade, ele acaba se acumulando, dilatando e deformando as veias.

Causas

Veias varicosas e seus sintomas são geralmente resultado da doença do refluxo venoso, que se refere ao fato do sangue não conseguir fluir para o coração e retornar para baixo, em vez de ir para cima, de volta para o coração.

Os fatores mais importantes que levam ao surgimento das varizes são: hereditariedade, permanecer em pé por longos períodos de tempo, idade avançada, ser mulher e ter passado por múltiplas gestações.

Sintomas

As varizes podem ser inteiramente livres de sintomas e não causar nenhum problema de saúde. Porém, quando são sintomáticas, causam inchaço nos tornozelos e pernas, fadiga, dor, cãibras e até mesmo coceiras. Depois de um longo tempo, as pessoas podem desenvolver úlceras varicosas.

Prevenção

Não é possível impedir totalmente o aparecimento das varizes, porém, há maneiras de melhorar a circulação e diminuir as chances de desenvolver complicações, como praticar exercícios, manter o peso saudável, consumir alto teor de fibras, reduzir o consumo de sal, evitar saltos altos ou sapatilhas e meias apertadas, elevar as pernas e evitar ficar muito tempo na mesma posição.

Tratamento

Atualmente, novos tratamentos minimamente invasivos têm sido desenvolvidos para reduzir a necessidade de cirurgia. Alguns dos principais são a escleroterapia (aplicação de vasinhos), a crioescleroterapia, o laser e a radiofrequência. Além destes, também existe a cirurgia de varizes.

Escleroterapia (Aplicação de vasinhos)

Escleroterapia é o nome de uma técnica a qual pode ser utilizada no tratamento de varizes e vasinhos.
Essa técnica consiste em administrar um medicamento dentro do vaso doente, o qual vai provocar uma reação inflamatória, fazendo com que o vaso desapareça progressivamente.

Escleroterapia com Espuma

A escleroterapia com espuma densa é um tipo de tratamento para as varizes e os pequenos vasinhos. A técnica consiste em aplicar uma substância esclerosante, em forma de espuma, diretamente nas varizes, até que estas desapareçam.
Nas varizes de maior calibre, este tratamento pode não dar o melhor resultado, mas é capaz de diminuir o seu tamanho, podendo ser necessária mais de uma aplicação na mesma variz.

Microcirurgia de varizes

É indicada para os casos mais leves de microvarizes. As microvarizes são retiradas por pequenas incisões, tão pequenas, que não necessitam pontos para cicatrizar.
Este tipo de procedimento retira as veias reticulares (microvarizes) que estão sob a pele, formando trajetos azulados ou esverdeados e que freqüentemente estão associados com as telangiectasias (vasinhos). Assim são em parte responsáveis pelo aparecimento dos vasinhos e devem ser tratadas.

Cirurgia de varizes convencional

É um procedimento realizado em centro cirúrgico, para portadores de varizes de médio e grosso calibre. Geralmente o paciente fica internado por um período de 24 horas. O tempo de repouso é mais prolongado, se estendendo por 7 a 30 dias. Este procedimento vai tratar as veias aparentes e suas causas. Assim serão retiradas as safenas se estiverem doentes, as colaterais, as perfurantes e as veias reticulares.


Mais informações? Agende uma consulta e tire suas dúvidas! Contate-nos.

Contato