Que tratamento é o mais seguro para as úlceras varicosas?

As úlceras varicosas são feridas crônicas, consequências da insuficiência venosa que ocorre por vários motivos, como por exemplo, excesso de peso, múltiplas gestações, fatores genéticos, tabagismo, entre outros.

Por ficarem expostas, as feridas estão sujeitas a infecções e complicações. Além disso, devido à eliminação de secreções, ao mau cheiro e à aparência desagradável na área do tornozelo, o problema traz complicações sociais.

Por isso mesmo, é importante que ao se apresentar algum dos sintomas da úlcera varicosa, o paciente busque tratamentos adequados e se preocupe em adquirir bons hábitos para prevenir novos casos da doença. Confira neste artigo os tratamentos mais comuns para as úlceras varicosas.

Possíveis Tratamentos

No início é importante efetuar o tratamento local, principalmente para que as feridas não fiquem abertas ou até evoluam para um quadro de infecção.

Após se consultar com um especialista, são propostos tratamentos e prevenções primárias como:

  • O repouso com os membros elevados;
  • O uso de meias elásticas ou bandagens abrangentes
  • A utilização de curativos elásticos com camadas de alta compressão

Porém, não adianta tratar somente a consequência. O uso de meias elásticas, o repouso com os membros para cima e o uso de medicações para as feridas são ações que podem ajudar, mas a hipertensão venosa deve ser igualmente tratada, caso contrário, as feridas abrirão novamente e os problemas com os sintomas, como os inchaços e dores, voltarão a existir.

Muitas vezes, cirurgias vasculares são necessárias, ou até tratamentos a laser para varizes. Por isso mesmo, é importante consultar um especialista. Um angiologista diagnosticará cada caso de forma personalizada, indicando o tratamento necessário ao paciente.

Certamente que os tratamentos e prevenções primárias para o local afetado pela úlcera, como o uso de meias elásticas, bandagens compreensivas e curativos elásticos devem ser mantidos ao longo de toda a terapia, porém sempre com o acompanhamento dos profissionais da área.

Agende uma consulta

Agende uma consulta e venha conhecer nossos tratamentos. A procura por tratamento o mais breve possível é a melhor forma de amenizar complicações futuras.

Contato