Erisipela

A erisipela é uma infecção que ocorre na camada superficial da pele, principalmente nas pernas, rosto e braços, e provoca feridas, vermelhidão e inchaço. Quando o paciente apresenta vários episódios da doença, a condição recebe o nome de erisipela de repetição.
Essa doença pode ser causada por bactérias que infectam o paciente através de algum pequeno ferimento na pele ou na mucosa, como picada de insetos, frieiras e micoses de unha. Esses microrganismos se disseminam pelos vasos linfáticos e podem atingir o tecido subcutâneo e gorduroso. Quando isso acontece, a infecção recebe o nome de celulite infecciosa.

Sintomas

Os primeiros sintomas da erisipela são febre alta, mal-estar, tremores, vômitos e náuseas, além das lesões na pele, acompanhadas por dor, vermelhidão, inchaço e, em casos mais graves, bolhas ou feridas, que representam a necrose dos tecidos.
Alguns fatores de risco que aumentam as chances de contrair essa doença são obesidade, ser portador de diabetes mal controlado, possuir má circulação e estar com o sistema imunológico enfraquecido.

Prevenção

As bactérias podem ser contraídas a qualquer momento, mas existem algumas medidas que ajudam a prevenir as consequências mais graves. Enxugar bem os dedos para evitar a proliferação de fungos, manter o diabetes controlado e evitar o sobrepeso são algumas dessas medidas.

Tratamento

Na fase inicial da erisipela, geralmente o tratamento mais indicado é o uso de antibióticos.
 Já nos casos mais graves, em que o paciente apresenta bolhas purulentas e/ou necrose, pode ser necessária a intervenção cirúrgica para remover as áreas com tecido morto e drenar o pus.

Mais informações? Agende uma consulta e tire suas dúvidas! Contate-nos.